Preparar ato de comunicação
Configuração dos nós
Início
O nó inicial, que já vem previamente inserido em todos os fluxos do PJe, segue o padrão de todos os nós de início, contendo a transição para o primeiro nó de tarefa configurada com a opção "Ocultar" desmarcada. Através da opção "Atribuir a", deve-se vincular a tarefa a uma raia que contenha papéis e localizações os quais se deseja que tenham acesso à tarefa criada.
Transições que saem do nó
- Preparar comunicação: configurada com a opção "Ocultar" desmarcada.
Atribuir a
Vincular a tarefa à raia que contemple serventuários da justiça com papéis e localizações equivalentes a Escrivão/Diretor de secretaria/Secretário jurídico.
Preparar comunicação
O primeiro nó de tarefa desse fluxo, denominado "Preparar comunicação", é representado por uma tela já preparada no sistema para esse fim.
Para configurar o "Preparar comunicação", deve-se criar um nó de tarefa, vinculado ao fluxo, que contenha a variável "Processo_Fluxo_prepararExpediente" como sendo de "Escrita" e do tipo "Frame". A tela vinculada a essa variável permite a escolha dos destinatários, com seus respectivos tipos e meios de comunicação, tipos de prazo, endereços e a vinculação do expediente em si, com possibilidade de vinculação de documentos do processo e posterior assinatura. Os tipos de comunicação são, na verdade, tipos de documentos. Caso não seja explicitado pela configuração de forma diferente, os tipos de documentos da lista serão todos que estiverem ativos e cuja visibilidade seja interna ou ambos. Em geral, os tipos disponíveis recomendados pelas orientações de configuração são "Intimação", "Notificação", "Citação" e "Intimação de pauta", conforme explicaremos em seguida, na configuração dos eventos. Os meios de comunicação podem ser restringidos por expressão, conforme orientações mais adiante, mas obedecem à restrição RN501 quanto à exibição do meio eletrônico ('Enviar via sistema'). Pode-se também agrupar expedientes, de acordo com a lista de agrupadores disponíveis conforme regra RN61, fazendo com que sejam enviados expedientes individualmente para as partes, mas que estes apontem para um mesmo documento produzido e enviado para estas partes. Através da opção "Atribuir a", deve-se vincular o nó de tarefa a uma raia que contenha papéis e localizações os quais se deseja que tenham acesso à tarefa criada.
Outras regras relacionadas à variável "Processo_Fluxo_prepararExpediente"
- RI273
Transições que saem do nó
- ForkComunicacao: A transição de saída padrão desse nó é o ForkComunicacao, que verificará o destino de acordo com o tipo de comunicação selecionado. Essa transição deve ser criada com a opção "Ocultar" marcada.
- Término: Para permitir que o usuário finalize a tarefa sem intimar, deve ser configurada como uma transição de saída do nó a opção de término imediato, apontando para a tarefa respectiva.
Atribuir a
Vincular a tarefa à raia que contemple serventuários da justiça com papéis e localizações equivalentes a Escrivão/Diretor de secretaria/Secretário jurídico.
Variáveis
- Processo_Fluxo_prepararExpediente: do tipo frame, de escrita. Essa variável mapeia a tela de construção do expediente.
Eventos
- Entrar no nó: ação configurada com expressão como "Reexecutável" - Pode-se restringir a utilização de modelos de documentos específicos através da configuração de expressão pertinente em uma ação no Evento "Entrar no nó". Em princípio, serão exibidos os modelos vinculados ao tipo de documento selecionado. Com a especificação, os modelos são os listados na expressão desde que estejam vinculados ao tipo de documento.
- Criar tarefa: ação configurada com expressão como "Reexecutável" - Transição de saída padrão - deve-se configurar a transição de saída padrão para o nó de separação.
- Criar tarefa: ação configurada com expressão como "Reexecutável" - Pode-se restringir os tipos de comunicação, ou seja, tipos de documentos passíveis de serem utilizados através de expressão pertinente. Os tipos listados serão os ativos cujos tipos foram passados como parâmetro na expressão. Conforme dito anteriormente, caso não seja explicitado pela configuração de forma diferente, os tipos de documentos da lista serão todos que estiverem ativos e cuja visibilidade seja interna ou ambos.
- Criar tarefa: ação configurada com expressão como "Reexecutável" - Pode-se restringir os meios de comunicação passíveis de serem utilizados através de expressão pertinente. Ao utilizar as opções de Telefone ou Pessoalmente, o sistema permite intimação na própria secretaria.
ForkComunicacao
É um nó de separação (fork). Nesse nó, devem ser configuradas as transições de saída do nó.
Transições que saem do nó
- É mandado? configurada com a opção "Ocultar" desmarcada.
- É DJE? configurada com a opção "Ocultar" desmarcada.
- É Correios? configurada com a opção "Ocultar" desmarcada.
- É carta? configurada com a opção "Ocultar" desmarcada.
- É sistema? configurada com a opção "Ocultar" desmarcada.
- É telefone ou pessoal? configurada com a opção "Ocultar" desmarcada.
JoinComunicacao
É um nó de junção (join) que, sendo responsável por finalizar o nó de separação criado anteriormente, levará ao término do fluxo, através da configuração de uma transição de saída para o nó de término com a opção "Ocultar" desmarcada.
Transições que saem do nó
- Término: configurada com a opção "Ocultar" desmarcada.
É mandado?
Deve ser configurado como um nó de decisão. De acordo com o selecionado no Preparar comunicação, o sistema verifica se a comunicação é por mandado para posterior verificação de uma ou mais centrais de mandados disponíveis.
Transições que saem do nó
- JoinComunicacao
- Tem uma central?
Tem uma central?
Deve ser configurado como um nó de decisão. Verifica se há mais de uma central de mandado disponível para encaminhamento para o nó de seleção da central. Quando há apenas uma central disponível, o sistema não direciona para a tarefa de seleção, mas para a tarefa de encaminhamento para a central existente.
O nó deve ser cadastrado com a expressão correspondente.
Transições
- Encaminhar central de mandados: nó de encaminhamento para a central.
- Selecionar central de mandados: nó de seleção da central de mandados.
Selecionar central de mandados
Nó de tarefa que possibilita a seleção de uma central.
Transições que saem do nó
- Encaminhar central de mandados: Configuração da transição de saída do nó.
Atribuir a
Vincular a tarefa à raia que contemple serventuários da justiça com papéis e localizações equivalentes a Escrivão/Diretor de secretaria/Secretário jurídico.
Variáveis
- Processo_Fluxo_expedientes_centralmandados: do tipo frame, de escrita. Essa variável mapeia a tela de seleção da central de mandados.
Eventos
- Criar tarefa: Deve ser criado o evento para configurar a transição de saída padrão do nó, que deve ser o encaminhamento para a central de mandados, contendo a expressão de vinculação da saída padrão da tarefa configurada para 'Encaminhar central mandados'.
Encaminhar central de mandados
Esse nó de sistema é responsável por enviar o expediente para a central escolhida previamente.
Transições
- JoinComunicacao
Eventos
- Entrar no nó: Ao entrar no nó, deve ser executada a ação de envio de expediente e lançamento do movimento.
É DJE?
De acordo com o selecionado no Preparar comunicação, através desse nó de decisão, o sistema verifica se a comunicação é por diário para envio do expediente para registro de movimentação.
Transições que saem do nó
- Registra expedição de documento
- JoinComunicacao
Registrar expedição de documento
Deve ser configurado como um nó de sistema. Esse nó deve enviar registrar o movimento de expedição de documento.
Transições que saem do nó
- Deve registrar ciência?
Eventos
- Entrar no nó: Ação - Deve-se criar expressão que lançará o movimento associado ao envio de outros documentos.
É Correios?
De acordo com o selecionado no Preparar comunicação, através desse nó de decisão, o sistema verifica se a comunicação é por Correios, enviando o expediente para impressão.
Transições que saem do nó
- Registra expedição de AR
- JoinComunicacao
Registrar expedição de AR
Deve ser configurado como um nó de sistema. Esse nó deve enviar o expediente para os Correios e registrar o movimento de expedição de documento.